RIO WINE AND FOOD FESTIVAL MAIOR FESTIVAL DE VINHO DA AMÉRICA LATINA

Por: Redação
Por: Redação


Maior festival de vinho da América Latina acontece em agosto no Rio de Janeiro
RIO WINE AND FOOD FESTIVAL chega ao seu 6o ano desmistificando o vinho por toda capital carioca

Grandioso, democrático e com qualidade. É essa a premissa da 6ª edição do RIO WINE AND FOOD FESTIVAL, que acontecerá entre os dias 03 e 12 de agosto, em variados pontos da cidade. Com direito a tour de ônibus com degustação de vinhos e uma abertura inédita no Planetário do Rio, o evento terá opções nas zonas sul, oeste e norte da cidade, durante dez dias - a mais longa edição. Produtores de mais de 12 países, entre eles Argentina, Brasil, Chile, França, Portugal, Uruguai e até Israel, Eslovênia e Macedônia, trarão vinhos para transformar a relação do visitante com a bebida e a boa culinária em um programa imperdível.

O palco da programação será itinerante, mudando conforme o dia, com eventos para todos os bolsos e gostos. O desafio continuará sendo desmitificar o vinho, segundo Sérgio Queiroz, sócio do Grupo Baco, que promove a edição. Ele reforça que, como nos outros anos, o Festival de Vinho do Rio mostra a versatilidade da bebida: “O vinho pode andar de mãos dadas com o grande público, não precisa ser voltado para um grupo específico”, explica. Seu sócio, Marcelo Copello, jornalista especializado em vinho, destaca que a programação agrada a todos: “Teremos opções para momentos de aprendizado e de lazer nas zonas sul, oeste e norte da cidade”.

Extensa programação

Agenda começará com uma despojada avant-première no CADEG, no dia 28 de julho, a partir das 11h com o 2º Encontro Nacional de Confrarias. A abertura oficial acontecerá no dia 03 de agosto (sexta-feira), no Planetário do Rio, na Gávea, que durante todo o final de semana, será o palco do Planeta Vinho, uma super feira de vinhos, com degustações, comidinhas e vendas promocionais de vinhos em taças e garrafas, além de farta programação de palestras de gastronomia, observação das estrelas, cursos de vinhos, máster classes, filmes do segmento e até uma pré-estreia internacional. No dia 06, às 16h, o Belmond Copacabana Palace receberá o Degusta Talk Show, uma das principais atrações do festival, onde um grande nome do vinho mundial (a ser revelado em breve) é entrevistada ao tempo em que se degustam seus vinhos, alguns com nota 100.

No dia seguinte, no dia 07, o seminário “Vinho e Mercado”, às 8h30, trará uma oportunidade para os interessados aprofundarem-se no business da área, na FGV.

Já na quarta-feira, dia 08, é dia das Master Classes, aulas para conhecer novos rótulos com especialistas da área. Começando pelo inédito “Vinhos de Israel” uma grande novidade mesmo para especialistas. Outras atrações serão a prova de vinhos da Península de Setúbal (Portugal) e ainda a oportunidade de conhecer a nova fonte de bons vinhos brasileiros, “Vinhos da Serra da Mantiqueira”. “As master classes são a oportunidade ideal para aprofundar os conhecimentos técnicos sobre países, regiões e seus respectivos vinhos e vinícolas”, explica Copello.

Ao longo da semana, haverá mais feiras, divididas por países, sendo que a “Feira Show de Vinhos” (09/08) congregará um mix de todos os países/regiões. Sem contar com as Master Classes, onde os participantes desfrutarão de variados rótulos e conteúdos, como “O Melhor do Uruguai” e “Argentina Wine Excellence”.

O final de semana de encerramento será a hora de ir ao Vinho no Mercado, no Uptown Barra, para aproveitar o Wine Out. O evento tem entrada gratuita e venda promocional de vinhos em taças e garrafas, que poderão ser degustados em estandes na área externa. Foodtrucks, música, feira de queijos artesanais e conversas com especialistas compõem o programação, que encerra o festival, entre sexta e domingo. Sem falar do Wine Bus (11/08), com uma degustação descontraída em um ônibus panorâmico que passará pelos principais pontos turísticos da cidade.

O evento contará também com outras ações, como promoções em supermercados, lojas, bares, restaurantes, clubes de vinho, wine dinners além de jantares harmonizados conduzidos por especialistas. Para acompanhar nada como uma boa comida e, por isso, mais de 100 restaurantes serão parceiros, como o Mr Lam, Cipriani, Mee, Gero, participantes do Rio Rolha Zero. Com apoio do Governo do Estado e da Prefeitura do Rio, através da Riotur, ABS Rio, IBRAVIN (Instituto Brasileiro do Vinho) Wines of Brasil, SEAGRI (Secretaria de Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Rio Grande do Sul), Wines of Argentina, Wines of Chile, INAVI - Wines of Uruguai, Fundação Getúlio Vargas, Consulado de Israel. O festival está no calendário de atrações “Rio de Janeiro a Janeiro”, promovido pelo Ministério da Cultura.

SERVIÇO

Evento: 6º Rio Wine and Food Festival
Data: 03 a 12 de agosto de 2018 (pré-abertura 28 de julho)
Local: Rio de Janeiro (vários espaços da cidade)
Programação completa: www.riowineandfoodfestival.com.br
Inscrições e compra de ingressos: ingressocerto.com
Informações para público: contato@bacomultimidia.com.br
Informações para imprensa: silvia@rebentocomunicacao.com
Facebook: https://www.facebook.com/riowineandfoodfestival Instagram: @riowineandfoodfestival #RWFF2018




COMENTÁRIOS

0 comentários
Comentário cadastrado com sucesso! Seu comentario logo sera aprovado :)