Circuito das Artes do Jardim Botânico

Por: Redação
Por: Redação


Renovado, Circuito das Artes do Jardim Botânico comemora 20 anos
Com nomes tradicionais e novas apostas, evento se reafirma na programação cultural do bairro

O Circuito das Artes do Jardim Botânico comemora este ano duas décadas de existência e chega à sua 22 ª edição. Nos dois últimos finais de semana de agosto nos dias 18, 19, 25 e 26 (sábados e domingos), o bairro terá cores, sons e sabores especiais. Com cerca de 100 expositores confirmados, como Dóris Kelson, Kakau Kofke, Sylvia Zobaran Design, Anna Luiza Trancoso, 28 espaços abrem suas portas para receber artistas plásticos e pequenos produtores da cidade, sempre de 12h às 19h, em diversas ruas da região.

Os visitantes poderão desfrutar de um simpático passeio no bairro passando pelas conhecidas ruas Lopes Quintas, Pacheco Leão, Faro, Conde Afonso Celso e região do Horto, e conhecer artistas que apresentam seus trabalhos, sejam eles em cerâmica, moda, joia, acessórios, artesanato, fotografia, pintura, gravura, aquarela, papelaria, design ou decoração. “Uma novidade que veio pra ficar são os coletivos com pegada na sustentabilidade, caso do Coletivo Diferente ”, explica Cattia Capistrano, produtora  e uma das idealizadoras do Circuito.

Gabriella Civitate, idealizadora e uma das produtoras do evento, diz que é perceptível que o evento está se renovando: “Depois de 20 anos, é natural que os artistas atravessem por mudanças: agora temos os coletivos e produtores mais jovens”, explica a artista plástica. Ela também lembra que o evento já até ‘exportou’ artistas descobertos pelo evento e que já expuseram até na Europa, como Djenane Pamplona e Aulio Sayão Romita.

Três lojas do bairro marcarão presença com objetos de arte e decoração: Vecchio Novo, Dimlux e do Gabinete de Duilio Sartori, este último tendo participado de todas as edições do Circuito. Assim como os parceiros de longa data, o evento também tem várias novidades, como o Coletivo JB, um dos coletivos com mais de 30 expositores. “O mix de artistas plásticos está mais variado, com tipos de artes diferente , de todas as idades e tribos”, explica Cattia.

Outros expositores confirmados são: Três Oleiras, Nira Grillo, Zot Acessórios, Dora Wainer, Gabriella Civitate Cerâmicas, Estúdio Cattia Capistrano, Atelier Casa 30, Jaqueline de Barros, Sonia Saraiva e alunos, Letícia Costa, Adriana Cabido, Studio 56, O Sol Artesanato, Sylvia Goyanna e alunos, Sauer Danças, In.feite Acessórios, Simek, Julia Flor, Claudia Fulchignoni, Márcia Tacsir Svartman, Forja Oficina, Específico Veste, Mil Folhas Cartoleria, Claudia Costa, Coletivo Vila dos Artistas, Geisa Herrera, Atelier Matilde Carneiro, Ateliê Casa 10, Casa Soma, Studio Potyguara, Gioia, Lu Fazollo, Flai Shlow Fashion, Elisa Paiva Jóias, Marisa M Portela Joias, Es Lo Que Hay, Anna Arte Natural, Carla Dels, MOG Studio, Isabela Spinelli Jóias, Vaniza Carneiro, Duo, Lívia Costa Jóias, Vanessa Fogel Jóias, Gloria Helal, Tatiana Costa, Atelier BZZ, ABBR, Tissi Mousinho, QRAFT e Atelier Arte na Terra.

Além de abrir os espaços da região para visitação, haverá também palestra de Biodiversidade Vegetal e Cosmética Natural (com Regina Affonso, doutora em biologia celular), workshop de Introdução à arte e filosofia medieval (organizado por Ione Manzali), oficina de Consciência - Autoconhecimento e Empoderamento do Ser (ministrado por Marcelo Perganin, professor de yoga e filosofia) e apresentações musicais.

Os restaurantes Prana, Lorenzo Bistrô, Casa Carandaí e DC Lá em Cima oferecerão sugestões de menus especiais e descontos durante o 13º Circuito Gastronômico. A presença de mobiles gourmet também está garantida, com os parceiros Adega e Empório Artesanal São Geraldo, Bendita Lata e Pão de Mel da Rita, em lojas e espaços de coworking.

E se engana quem acha que só adulto se diverte. O 8º Circuitinho terá atividades voltadas para a criançada, com lançamento de livros, contação de histórias, oficina de pintura, música e instrumentos alternativos e workshops de reciclagem.

Para o passeio ser completo, será disponibilizado o serviço de van, com valor de R$ 10,00/dia, que circulará pelas ruas do bairro, passando por todos os ateliês. A expectativa é que mais de 10 mil pessoas passem pelo Circuito este ano.

Sobre o Circuito das Artes do Jardim Botânico – O evento já nasceu com vocação para o sucesso. Em 1998, o Circuito das Artes do Jardim Botânico aconteceu pela primeira vez para homenagear o 190º Aniversário do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, abrindo os ateliês do bairro para visitação. Com criação e coordenação das produtoras e artistas plásticas Gabriella Civitate e Cattia Capistrano, o principal objetivo era reunir artistas que tinham estúdios e ateliês no bairro, o Circuito das Artes do Jardim Botânico se firma hoje como um evento de expressão no lançamento de pequenos empreendedores e se voltando cada vez mais para a sustentabilidade, tornando-se uma peça insubstituível no calendário cultural anual da cidade.

Desde 2009, como uma forma de agregar ao evento um lado social e comunitário, o Circuito vem trabalhando com as crianças da Casa Maternal Mello Mattos, realizando workshops de pintura, desenho, cerâmica, proporcionando maior entendimento da arte e da cultura.

Serviço:


22º CIRCUITO DAS ARTES DO JARDIM BOTÂNICO
Data: 18, 19, 25 e 26 de agosto 
Horário: 12h às 19h
Local: Por todo o bairro do Jardim Botânico e Horto.
Valor: Gratuito
Serviço de van: R$ 10,00 por dia.
Site oficial e programação: http://www.circuitodasartes.com.br




COMENTÁRIOS

0 comentários
Comentário cadastrado com sucesso! Seu comentario logo sera aprovado :)