JORNALISTA EXPÕE NO SAGUÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DO RIO FOTOS DO CAMINHO FRANCÊS DE SANTIAGO DE COMPOSTELA

Por: Redação
Por: Redação


 

Hélio Araújo caminhou, em 31 dias, os 820 quilômetros entre  Saint-Jean-Pied-de-Port (França) e Santiago de Compostela (Espanha)

O Caminho de Santiago de Compostela, rota medieval de peregrinação com mais de 11 séculos de existência, tem atraído um número cada vez maior de peregrinos de todas as partes do mundo. Em 2017, segundo a Oficina dos Peregrinos, 301.036 pessoas – entre os quais, 5.113 brasileiros - receberam a ‘Compostelana’, documento que comprova a realização da peregrinação - a pé, de bicicleta ou a cavalo.
O jornalista Hélio Araújo fez o Caminho Francês de Santiago de Compostela em 2017 e percorreu a pé, em 31 dias – de 1º de setembro a 1º de outubro -, os cerca de 820 quilômetros que separam as cidades de Saint-Jean-Pied-de-Port, na França, e Santiago de Compostela, na Espanha. Ao longo do trajeto registrou imagens da Natureza, dos símbolos religiosos, das construções milenares, das setas amarelas - que indicam o caminho a ser seguido – e inúmeras outras belezas das cidades pelas quais passou.

O resultado dessa viagem pode ser visto na exposição fotográfica “Caminho Francês de Santiago de Compostela: 820 km de alegria, fé e encantamento”, que será inaugurada no próximo dia 1º de agosto (quarta-feira), às 18h30, em solenidade no Saguão José do Patrocínio, da Câmara Municipal do Rio de Janeiro (Praça Floriano, s/nº - Cinelândia – RJ). A exposição ficará aberta à visitação pública até o dia 24 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 10 às 20h, com entrada franca.

As explicações para fazer o Caminho de Santiago de Compostela variam de peregrino para peregrino. Alguns o fazem por turismo, outros por lazer, por crença religiosa ou simplesmente pelo prazer de caminhar junto ao meio ambiente. Para Hélio Araújo, os 820 quilômetros entre as cidades de Saint-Jean-Pied-de-Port e Santiago de Compostela foram momentos de pura reflexão.

-- Para mim, assim como para milhares de outros peregrinos, caminhar dias a fio, carregando em uma mochila só o que é necessário, em meio à exuberante Natureza e cidade medievais, é o momento de reflexão, de imersão, de estar consigo próprio. Não há uma explicação lógica para o que sentimos. Simplesmente sentimos. Confraternizar com outros peregrinos, de diversas partes do mundo, compartilhando atos de solidariedade e fraternidade, é uma experiência única, que nos mostra o quão importante somos uns para os outros, independentemente de cor, raça, religião ou idioma. Aos que se permitem, esse mergulho em si mesmo resulta em uma profunda experiência espiritual, que torna o Caminho realmente sagrado.

Quem visitar a mostra “Caminho Francês de Santiago de Compostela: 820 km de alegria, fé e encantamento” poderá ganhar uma das fotos expostas. Basta escolher três de sua preferência, preencher o cupom e depositar na urna. Ao final do evento TRÊS fotos serão sorteadas, uma para cada visitante.




COMENTÁRIOS

0 comentários
Comentário cadastrado com sucesso! Seu comentario logo sera aprovado :)