Informações e conselhos sobre alguns dos melhores passeios, viagens, caminhadas e jóias pouco conhecidas pela cidade são expostos aos visitantes da cidade. O Portal Belas Praias traz dicas detalhadas e especializadas sobre como aproveitar melhor as diversas paisagens - montanhas, praias, parques e muito mais. Desde a oportunidade perfeita para fotos, até a melhor maneira de passar um dia chuvoso no Rio, além de aulas e excursões.

Marcos famosos, tanto quanto tesouros menores e praticamente desconhecidos, são descobertos e apresentados. Informações detalhadas sobre como chegar a qualquer parte do Rio ou onde encontrar os melhores guias são oferecidas em todo o Portal.

Rio de Janeiro Patrimônio Mundial 

Famosa mundialmente por suas praias, carnaval e a estátua icônica do Cristo Redentor, o Rio de Janeiro é uma cidade rica em história, cultura, tradições e natureza que vão muito além do que é comumente conhecido. Costas deslumbrantes, montanhas monolíticas, cachoeiras, florestas urbanas intocadas, ilhas e até lagos podem ser encontrados dentro das fronteiras da cidade do Rio.

Fortes militares, belas igrejas, museus, prédios históricos e centros culturais espalhados por bairros profundamente diferentes entre si, contam a história de uma cidade tão rica em alma quanto em beleza e oferece uma adição fascinante à natureza espetacular do Rio.

Nomeada pelo patrimônio mundial da UNESCO em 2012, a instituição concedeu o título ao Rio de Janeiro em reconhecimento à maneira excepcional pela qual os cenários naturais da cidade se fundem com a paisagem urbana e em sua beleza diversificada e excepcional.

Além de destacar vários marcos locais, como a estátua de Cristo, a praia de Copacabana, os jardins botânicos, a Floresta da Tijuca e os fortes militares, a UNESCO também reconheceu a inspiração artística contínua que o Rio de Janeiro forneceu a músicos, paisagistas e artistas ao longo dos anos. .

Os marcos mais famosos do Rio são a estátua do Cristo Redentor e o Pão de Açúcar - símbolos icônicos do Rio de Janeiro há quase um século. No entanto, a cidade possui muitas outras atrações que, embora não sejam tão famosas, podem ser igualmente inesquecíveis.

Ícone mundial do Rio de Janeiro, a estátua de Cristo com 30 metros de altura fica no Morro do Corcovado, no Parque Nacional da Floresta da Tijuca. Os visitantes podem chegar à estátua através de elevadores panorâmicos e visitar a capela estabelecida na base do monumento.

Do outro lado da estátua, bem na abertura da Baía de Guanabara, e subindo quase 400 metros de altura, o Pão de Açúcar é uma das visões de assinatura do Rio de Janeiro. Esta maravilhosa formação rochosa oferece a todos os visitantes a oportunidade de ter vistas e experiências magníficas. Os caminhantes podem explorar suas alturas monolíticas e os visitantes podem viajar de teleférico até o topo da montanha, para uma das vistas mais incríveis do continente, incluindo vistas aéreas da cidade de Niterói, Cristo Redentor e praia de Copacabana. Marco na cidade.

Uma das praias mais visitadas do mundo, a praia de Copacabana abriga uma grande variedade de restaurantes, bares, lojas, butiques de moda, teatros, galerias e shows - sendo a principal atração o oceano azul claro e todas as atividades que ela permite , como esportes aquáticos e de praia, corrida, ciclismo ou simplesmente relaxa nas areias finas e aprecia a vista.

Nas proximidades, Ipanema é o centro do universo de luxo do Rio - amado por poetas, músicos e milhões de visitantes, este bairro é o lar de uma das melhores praias urbanas do mundo e o local de algumas das mais renomadas e glamourosas lojas e butiques e galerias no país. É um lugar maravilhoso para apreciar as vistas, como o Morro Dois Irmãos, as águas azul-turquesa e os belos frequentadores da praia.

Localizada em uma das áreas mais acessíveis e turísticas do Rio, o Morro Dois Irmãos não é frequentemente visitado, mas oferece uma excelente vista dos distritos de Ipanema e Leblon, enquanto, diretamente em frente a ele, as ilhas Cagarras representam uma grande excursão de um dia e oferece uma vista única da cidade. Este arquipélago, localizado a poucos quilômetros da praia de Ipanema, é um ótimo lugar para se visitar em busca de um encontro próximo com a natureza e a biodiversidade brasileira. Como refúgio de vida selvagem, muitas espécies de animais marinhos, da água ou do ar, podem ser vistas aqui.

Hoje, mais de 1,6 milhão de pessoas visitam o Rio anualmente e, embora o turismo no Rio de Janeiro tenha prosperado por mais de cem anos, o que atraiu visitantes à cidade evoluiu dramaticamente. Originalmente, o Pão de Açúcar não era acessível por teleférico, a estátua de Cristo não existia na montanha do Corcovado e as praias eram vistas como perigosas e usadas apenas para banhos terapêuticos. As coisas certamente mudaram - ainda assim, muitos lugares maravilhosos permanecem praticamente inexplorados pelos visitantes de hoje.

Pessoas de todo o mundo são atraídas e encantadas pela mistura única de praias, montanhas, parques, cultura e estilo de vida, todos os quais inspiraram muitas formas de arte, literatura, poesia e música.

Museus, galerias e teatros são cercados por uma paisagem excepcionalmente dramática, onde a natureza encontra a metrópole urbana e a impressionante ingenuidade das favelas. A variedade de albergues e apartamentos torna as visitas mais confortáveis ??e divertidas, enquanto uma variedade de opções de transporte permite aos visitantes muitas maneiras fáceis de descobrir e conhecer a cidade.

Do alto das montanhas do Rio, pode-se apreciar vistas magníficas da paisagem urbana circundante e capturar sua interação textural - entre montanhas e mar, floresta e cidade, glamour de arranha-céus e favelas - de uma maneira que é difícil visualizar do chão.

Pão de Açúcar, Corcovado e Dois Irmãos estão entre as mais célebres dessas pistas, enquanto a Pedra de Gávea oferece uma excursão um pouco mais extenuante, com vistas igualmente impressionantes.

O Parque Nacional da Tijuca é uma das maiores florestas urbanas do mundo, localizada muito perto do coração do Rio. Rica em colinas rochosas e pequenas montanhas, oferece caminhadas emocionantes ao longo de fendas íngremes e trilhas escondidas, permitindo pausas para apreciar uma cachoeira ou maravilhar-se com a fauna exótica, trepadeiras, formações rochosas salientes e vida selvagem endêmica. De seus picos montanhosos, os visitantes podem ver a grande amplitude e vastidão da floresta e apreciar os impressionantes panoramas da cidade abaixo.

O Rio possui uma abundância excepcional de grandes áreas verdes, incluindo parques da cidade, florestas e parques estaduais. Ao longo da costa entre Botafogo e Centro, há uma exuberante extensão verde chamada "Parque do Flamengo" ou Parque do Flamengo. Árvores grandes e exóticas alinham-se no caminho onde as pessoas podem ser encontradas correndo, se exercitando, patinando, andando de bicicleta, andando ou simplesmente relaxando.

Para árvores imponentes e espécies exóticas, o "Jardim Botânico" é o local ideal. Criado em 1808 pela família real, predominantemente para o cultivo de plantas medicinais e terapêuticas, o jardim e as estufas agora abrigam uma impressionante variedade variada de plantas - especiarias orientais, como baunilha e canela, legumes de Portugal e Guiana e plantas, árvores e cactos de todo o mundo.

O "Parque Natural Municipal de Marapendi", ou Parque Municipal de Marapendi, acessível pela Zona Oeste do Rio, oferece aos visitantes uma série de atividades, incluindo caminhadas, piqueniques e brincadeiras nos playgrounds. A "Lagoa de Marapendi", ou Lagoa de Marapendi, situada no distrito da Barra da Tijuca, é rica em vistas panorâmicas, águas claras e uma variedade de pássaros e animais selvagens. Os visitantes também podem desfrutar de um passeio de barco ao longo do lago.

A lagoa mais famosa da cidade é a "Lagoa Rodrigo de Freitas", também conhecida como "coração do Rio de Janeiro". Este lago calmo é um ótimo lugar para apreciar a vista da cidade, além de exercitar e praticar todos os tipos de esportes aquáticos e terrestres. De remo a bicicleta, trekking, corrida ou pratica ioga e banhos de sol, o caminho que circunda a lagoa oferece muitas opções para relaxar e se exercitar, aproveitando os dias geralmente frescos e luminosos do Rio.

Como um lembrete precioso da rica história, cultura e evolução do Rio de Janeiro, vários fortes militares enriquecem as margens e o horizonte da cidade, além de dezenas de igrejas e monumentos espalhados por dezenas de distritos.

A icônica e verdadeiramente única Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro é um edifício muito moderno e de tirar o fôlego, que abriga a fé do povo carioca e os milhares de visitantes que encontram em seu design mágico as recompensas secretas da arte e da luz do sol. Famosa por sua forma cônica e pela arte de vidro pintado em suas janelas que vão do chão ao teto, formando uma cruz, esta jóia da arquitetura está localizada no centro financeiro da cidade, onde abriu suas portas para o mundo. Anos 70. Com espaço para 20.000 pessoas, pode ser facilmente cunhado como um dos maiores templos da América do Sul.

Não muito longe, entre as praias de Copacabana e Arpoador fica o Forte de Copacabana, corajosamente de frente para o Oceano Atlântico. Construído em 1914, este bunker armado vigiava as margens do Rio até ser desativado para defesa costeira em 1987, mas os visitantes ainda podem admirar a força de suas muralhas e os canhões de Krupp que a defendiam. Atualmente, é usado como Museu de História do Exército e oferece aos visitantes belas vistas das praias e de toda a baía, pois sua localização foi escolhida estrategicamente para supervisionar a área com visão de 360 ??°.

O belo e historicamente significativo "Parque Lage", nos arredores do bairro Jardim Botânico, é um marco histórico importante da época da colonização brasileira e lar de um belo jardim. O palácio à vista exibe a beleza sofisticada da arquitetura do início do século XIX, lado a lado com a arte contemporânea da "Escola de Artes Visuais", a Escola de Artes Visuais.

O Rio de Janeiro foi aclamado nas últimas décadas por sua contribuição ao mundo artístico. Isso se deve em parte ao investimento do governo em galerias e exposições em toda a cidade. O "Museu de Arte do Rio", ou Rio Art Museum, foi inaugurado em 2013 e abriga deliciosas exposições e eventos ao longo do ano. O "Museu de Arte Moderna", ou Museu de Arte Moderna, bem como o "Centro Cultural Banco do Brasil", também agendam exposições reconhecidas internacionalmente ao longo do ano.

Outro aspecto do repertório cultural do Rio é o teatro e a ampla apreciação das artes cênicas. O "Teatro Municipal" é um dos edifícios mais marcantes da cidade. Construído em estilo barroco em 1909, exibe principalmente concertos clássicos, óperas e balés, além de algum teatro musical.

A vida noturna do Rio é totalmente única e acolhedora - acolhendo pessoas de todos os gostos, origens e orientações. É cheio de paixão pela vida, felicidade, música vibrante, um espectro de cores e glitter.

Reconhecida pelos arcos brancos que marcam a entrada do bairro boêmio do Rio, e lar dos degraus de azulejos brilhantes que sobem para o bairro de Santa Teresa, a Lapa é como nenhum outro lugar do mundo. Barracas coloridas que vendem coquetéis, cervejas e comida de rua apimentam as passarelas, enquanto as ruas estão cheias de bares projetando música vibrante e tradicional, como samba, forró e funk.

Estabelecimentos elegantes e sofisticados podem ser encontrados nos bairros de Copacabana, Ipanema e Leblon, enquanto bares e praças apimentam todos os bairros, repletos da música alegre e da tagarelice dos moradores do Rio.

À medida que a indústria de hospedagem acessível se expandiu no Rio, os proprietários trabalharam incansavelmente para tornar seus estabelecimentos o mais charmosos e únicos possível. Eles tendem a criar um ambiente emocionante, aprimorado pela comunidade de bares, salas de estar e cozinhas compartilhadas.

Há também um número significativo de acomodações de luxo disponíveis na cidade. Alguns dos hotéis mais luxuosos podem ser encontrados nos bairros da moda de Copacabana, Ipanema e Leblon, oferecendo aos hóspedes cozinha gourmet, piscinas, bares, saunas e serviços de massagem.

O marco histórico Copacabana Palace está no topo da lista de hotéis 5 estrelas da América do Sul e é definitivamente imperdível no Rio de Janeiro. Abriu suas portas para turistas de todo o mundo em 1923 e, desde então, recebeu alguns dos visitantes mais ricos e famosos da capital carioca, como Marilyn Monroe, Lady Diana e Luciano Pavarotti, entre outros.

Para quem visita o Rio a negócios, existem muitos hotéis elegantes no emergente distrito comercial e moderno da cidade, Barra da Tijuca. Também existem opções de hotéis agradáveis ??e baratas espalhadas pelo centro da cidade e pelos bairros que a rodeiam, como Catete, Flamengo e Lapa.

Outra opção agradável é o aluguel de apartamentos. Com a chegada de várias empresas on-line altamente bem-sucedidas, houve um aumento sem precedentes nesse tipo de férias. Os viajantes podem escolher sua casa longe de casa alugando quartos totalmente decorados e aconchegantes em apartamentos e casas.

O transporte público no Rio de Janeiro facilita o acesso a qualquer parte da cidade. Uma visita autêntica ao Rio não estaria completa sem um passeio de ônibus rápido. Como alternativa, o metrô é rápido e confiável e atende aos distritos turísticos mais populares da cidade.

Alugar uma bicicleta pode ser uma opção muito agradável, especialmente em um dia ensolarado. Existem excelentes ciclovias ao longo dos principais trechos de praia do Leblon, Ipanema, Copacabana, Leme, Botafogo e Flamengo. Da mesma forma, os caminhos que circundam a Lagoa Rodrigo de Freitas são ideais para um passeio de bicicleta delicioso e pitoresco.

Seja um passeio rápido e sem trânsito pela cidade ou uma excursão turística, os táxis convencionais e os passeios de moto-táxi são algumas das maneiras mais eficientes e divertidas de se locomover pela cidade.

Iates e helicópteros também oferecem maneiras emocionantes de conhecer as águas esmeraldas e as ilhas cênicas do Rio e obter belas e únicas vistas panorâmicas da paisagem urbana. O Rio possui uma das topografias mais impressionantes e únicas de qualquer cidade do mundo - montanhas, praias, florestas e arranha-céus se fundem de uma maneira fascinante, oferecendo aos visitantes vistas deslumbrantes de qualquer ângulo e nunca melhor do que de cima.