DELIA FISCHER

Por: Redação
Por: Redação


A cantora e compositora carioca apresenta novo show, comemora 30 anos de carreira e promove seu novo álbum Tempo Mínimo.

Delia Fischer começou como pianista e instrumentista dos teclados, trabalhou com grandes nomes da música instrumental e da MPB como Gismonti,  Hermeto, Toninho Horta, Ana Carolina e Ed Motta, entre muitos outros, e seguiu sua trajetória como diretora musical nos musicais mais bem sucedidos do Brasil, para os quais escreveu arranjos muitos deles premiados.

Este novo trabalho realça suas múltiplas habilidades artísticas como cantora, compositora e letrista, de suas conhecidas qualidade como pianista e arranjadora.

Navegando em uma sonoridade que mescla pós-bossa contemporânea com cordas da Filarmônica de São Petersburgo, percussão minimalista, efeitos e sonoridades eletrônicas, neste novo álbum ela conta com colaboradores de peso como o pianista e arranjador Sacha Amback, o talentoso multi-instrumentista Pretinho da Serrinha, o baterista Domenico Lancellotti, o guitarrista e produtor Rodrigo Campello, o cantor e compositor Ed Motta, o compositor Marcos Valle, além do baixista e cantor Matias Correa, seu marido, e o multi-instrumentista Antonio Fischer-Band, seu filho. Todos estes convidados conferem um clima sonoro multifacetado ao álbum, sublinhando em cada uma das faixas as linguagens mais diversas que habitam o apurado radar artístico de Delia Fischer.

Delia Fischer surfa também na vitória em Nova Iorque no 16º Independent Music Awards 2018, realizado no Lincoln Center, em que obteve os troféus das categorias Best Latin Song e Vox Pop.

SOBRE O SHOW “TEMPO MÍNIMO”

O novo show de Delia Fischer tem uma abordagem contemporânea, com uma formação mínima e ao mesmo tempo multi-instrumental, apresentando instrumentos inusitados. Ela sobe ao palco aonde canta a partir do piano de cauda (quando possível) e do teclado acompanhada por seu filho Antonio Fischer-Band (teclado, escaleta, guitarra, bateria, glockenspiel e programações) e de seu marido Matias Correa (Chapman stick, baixo acústico e voz). Durante o show eles se revezam nos diversos instrumentos e sonoridades, conferindo uma dinâmica muito especial para o público.

O repertório traz “Mercado”, canção em parceria com Thiago Picchi premiada em NY e também “Tempo de Amar”, escrita com Ronaldo Bastos e que na voz de Milton Nascimento foi tema da recente novela homônima da TV Globo. Estão presentes no show os principais temas do novo álbum como o single “Samba Mínimo”, as autorais “Orgia”, “Tanto Faz”, “Corações Amarelos” e “Mesmos Sons”, “Ela Furou”, parceria com Camila Costa, “Canção da Autoajuda”, pareceria com Carlos Careqa, “Garra”, canção de Marcos Valle que ela acaba de regravar, assim como temas de seus álbuns anteriores e uma seleção dos marcaram sua passagem pelos musicais, como “Clube da Esquina 2”, de Milton Nascimento, e “A day in the life”, de Lennon e McCartney.

SOBRE DELIA FISCHER

Delia Fischer ocupa uma posição muito particular na música brasileira. Afinal, tendo a sua trajetória iniciada como pianista do premiado Duo Fenix e considerada grande instrumentista no mundo do jazz, Delia acumulou talentos em novos projetos como cantora e intérprete de suas próprias composições, além de um vasto trabalho como arranjadora e diretora musical dos principais musicais em cartaz no eixo Rio – São Paulo, todos laureados por prêmios de grande relevância para o teatro como “Beatles num céu de diamantes”, “Milton Nascimento – Nada será como antes”, “Rock in Rio, o musical”, “Elis, A musical”, “Chacrinha, o musical”, “Garota de Ipanema – o amor é bossa” e “Bossa Nova em Concerto”.

Na sua carreira solo, o álbum Presente (2010 - Dubas) revela inicialmente o seu viés como cantora em composições autorais e participações estelares de Egberto Gismonti, Hermeto Pascoal e da cantora Ana Carolina.  Anterior a esta obra, Antonio (1999-Carmo/ECM-Alemanha) inicia a etapa solo. Saudações a Egberto (2011 - Rob Digital - Brasil) revisita com charme e competência as pérolas do mestre Gismonti e foi relançado no mercado asiático em 2016 (Tuff Beats - Japâo).

Nos primeiros meses de 2018 realizou novos arranjos para sucessos de Ivan Lins para o show Simone canta Ivan Lins, que vem percorrendo as principais capitais brasileiras, em que os dois grandes artistas revisitam o repertório do compositor.

Sua carreira internacional inicia-se no Montreaux Jazz Festival de 1989, com o Duo Fenix, destaque na cena instrumental da música brasileira. Mas, já em 1988, também havia estado ao lado do trompetista e compositor Barrosinho no mesmo festival. Logo, atingiu repercussão no circuito internacional e participou de inúmeras apresentações fora de seu país como no ‘Sofia Jazz Festival’ (Bulgária) e ‘New Morning’ (Paris).

Após o término do Duo Fenix, Delia também se destacou como pianista integrante das bandas de Ed Motta e Toninho Horta. Formou ainda um duo com o saxofonista Nivaldo Ornellas e nesse mesmo período atuou e gravou com Nico Assumpção, Romero Lubambo, Bob Baldwin (EUA), Thiago de Mello (EUA) entre vários outros grandes instrumentistas.

Entre 2005 e 2006, atuou na Escandinávia em turnês de lançamento de ‘Hotel Vermont’ da cantora sueca Lisa Nilsson e também no CD ‘Casa da Praia’ do grupo ‘Avenida Atlântica’, ao lado de Maria Petersen. Na Dinamarca, apresentaram-se juntas no ‘Copenhagen Jazz festival’.

Como diretora musical de musicais, Delia acumula orquestrações de espetáculos como  ‘7 – O Musical’ de Ed Motta, Claudio Botelho e Charles Möeller, a partir de 2007 e uma sequencia de atividades nesse terreno das artes cênicas. Em outubro de 2009, apresenta-se no ‘Maison de La Dance’  de Lyon – França, com o espetáculo ‘Beatles num Céu de Diamantes’, de

Botelho e Möeller, que lhe rendeu o seu primeiro prêmio Shell na categoria musical, por arranjos em parceria com Jules Vandstadt.

A obra de Delia Fischer está totalmente presento nos principais canais de internet como o Youtube e Soundcloud, assim como nas plataformas de streaming como Spotify, Deezer e iTunes. Maiores detalhes e arquivos podem ser encontrados em seu site internet conforme endereço abaixo.

www.deliafischer.com.br        

“Mercado”, Vencedora do Independent Music Awards 2018

https://www.youtube.com/watch?v=K5LZpVlBTMc

Delia Fischer é artista Rio Live Music www.riolivemusic.com

Contato para shows:  contato@riolivemusic.com

+55 21 969 190 793 – André Oliveira / andre@riolivemusic.com




COMENTÁRIOS

0 comentários
Comentário cadastrado com sucesso! Seu comentario logo sera aprovado :)